Nossa escolha do melhor:
- Lee, J. D. (Author)
- 544 Pages - 01/01/1999 (Publication Date) - Blucher (Publisher)
Se você está interessado em aprender sobre Química Inorgânica, nada melhor do que ler os livros certos. Nesta lista, você encontrará os 10 melhores livros sobre Química Inorgânica para ajudar no seu aprendizado e desenvolvimento na área. São obras de autores renomados, com conteúdos variados e abrangentes.
A química inorgânica é uma área fascinante da ciência que estuda comportamentos químicos dos elementos da tabela periódica, assim como suas reações e propriedades. Se você estiver interessado em conhecer mais sobre essa área, este artigo é para você!
- Lee, J. D. (Author)
- 544 Pages - 01/01/1999 (Publication Date) - Blucher (Publisher)
- Miessler, Gary L. (Author)
- 664 Pages - 02/20/2014 (Publication Date) - Pearson Universidades (Publisher)
- Housecroft, Catherine E. (Author)
- 500 Pages - 09/25/2013 (Publication Date) - LTC (Publisher)
- Weller, Mark (Author)
- 900 Pages - 10/16/2017 (Publication Date) - Bookman (Publisher)
- ALMEIDA, José Ricardo (Author)
- Toma, Henrique Eisi (Author)
- 120 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Blucher (Publisher)
Os 10 Melhores Livros de Química Inorgânica
Você está procurando um livro que ajude a entender melhor os mistérios da química inorgânica? Olha só, a gente separou esse post para você!
Química inorgânica é uma área do conhecimento que estuda as propriedades, composição e estruturas dos compostos inorgânicos. Existem muitos livros incríveis sobre o tema, escritos por autores consagrados e que ajudam muito a compreender melhor essa área tão importante da química.
Os livros sobre química inorgânica são cheios de informações interessantes, desde explicações básicas até conteúdos avançados. Além disso, podem ser divertidos se você abrir seu coração para absorver todas as informações com curiosidade e entusiasmo.
Vale a pena procurar por livros que tratam sobre química inorgânica. Eles podem ser um excelente companheiro para sua jornada acadêmica, pois te ensinam muito sobre essa área fascinante da química. Para isso, vale a pena pesquisar muito para encontrar aqueles que sejam mais adequados às suas necessidades.
Então, não fique pensando duas vezes! Vá em busca dos melhores livros de química inorgânica e comece a ler! Você verá que pode ser muito divertido e interessante.
O que você deve aprender primeiro sobre Química Inorgânica
A Química Inorgânica é uma área vasta e complexa que abrange a compreensão das propriedades e reações de compostos inorgânicos. É importante entender os princípios fundamentais da química inorgânica para se tornar um químico competente, pois as teorias estudadas aqui são usadas em outras áreas da química. Portanto, aqui estão algumas coisas que você precisa saber antes de começar a estudar Química Inorgânica.
Primeiro, você precisa entender os principais conceitos básicos da Química Inorgânica. Estes incluem o conceito de valência, ligações iônicas e covalentes, assim como as leis da termodinâmica. Estes princípios são necessários para compreender os processos químicos mais avançados envolvidos na química inorgânica. Uma boa maneira de começar a aprender sobre eles é lendo o livro “Química Inorgânica”, escrito por J.A. Huheey et al., publicado pela Prentice Hall.
Em seguida, você precisa conhecer as principais classes de compostos inorgânicos. Existem várias classes de compostos inorgânicos, como óxidos metálicos, sais inorgânicos e ácidos minerais. Compreendendo como esses compostos reagem uns com os outros pode ajudar a prever as propriedades dos compostos inorgânicos desconhecidos. Uma boa referência para isso é o livro “Introdução à Química Inorgânica”, escrito por D.F. Shriver et al., publicado pela Oxford University Press.
Depois disso, você precisa entender o processo de nomenclatura dos compostos inorgânicos. Nomenclatura é usada para nomear compostos inorgânicos específicos baseado nas suas propriedades químicas e fórmulas moleculares/estruturais. Aprender essa nomenclatura é importante para ser capaz de comunicar informações sobre os compostos inorgânicos corretamente e também para ajudar na identificação dos mesmos em experimento práticos. O livro “Nomenclatura Química”, escrito por Egon Wiberg et al., publicado pela Academic Press, é uma excelente fonte para aprender sobre nomenclatura química.
Por fim, você também precisa entender as reações envolvidas na Química Inorgânica. As reações envolvendo composto inorgânicossão geralmente muito complicadas devido às variadas formas possiveis desses composto interagirem uns com os outros durante um processo quimico dado. Uma boa referência para compreender melhor essas reacoes é o livro “Reacoes Quimicas: Principios e Aplicacoes” escrito por Gesser et al., publicado pela Pearson Education Inc..
Com todas essas informacoes em mente, você está pronto para começar a explorar o mundo da Quimca Inorganico!
Dúvidas dos Leitores:
1. Por quê devo ler sobre Química Inorgânica?
Resposta: Você deve ler sobre Química Inorgânica para entender melhor a natureza dos elementos químicos, bem como seus usos e reações químicas. Esses conhecimentos são fundamentais para compreender praticamente todos os aspectos da ciência moderna.
2. Quais são os 10 melhores livros de Química Inorgânica?
Resposta: Os 10 melhores livros de Química Inorgânica incluem “Introdução à Química Inorgânica”, de Catherine Housecroft; “Organometallic Chemistry”, de Stephen Lippard; “Química Inorgânica”, de Gary Miessler; “Química Inorgânica Estrutural”, de F.A. Cotton; “Fundamentos de Química Inorgânica”, de D.F. Shriver e P.W Atkins; “Química Inorgânica Prática”, de M.B. Vassiliev; “Fundamentos Teóricos da Química Inorgânica”, de L.G. Christophorou; “Química Inorgânica Avançada”, de M.P. Cady; “Inorganic Chemistry of Main Group Elements” de R.D. Adams; e “Inorganic Chemistry” de Alan G. Sharpe.
3. Qual o nível de dificuldade para ler esses livros?
Resposta: O nível de dificuldade para ler esses livros varia, dependendo do conhecimento prévio do leitor sobre Química Inorgânica e outras áreas relacionadas, como Físico-Química, Matemática e Biologia Aplicada à Química. Alguns podem ser lido por iniciantes na área, enquanto outros podem ser mais adequados para leitores mais avançados na disciplina.
4. Como posso me preparar melhor para entender os conteúdos destes livros?
Resposta: Para melhorar o seu entendimento dos conteúdos destes livros, é importante que você obtenha um bom conhecimento básico em Físico-Química, Matemática e Biologia Aplicada à Química antes de começar a ler sobre Química Inorgânica em particular. Além disso, é importante dedicar tempo para revisar o material já aprendido periodicamente e fazer exercícios adicionais para fixar os conceitos abordados nos livros.
Curiosidades:
1. Se você já ouviu falar em “gás de hélio”, então você sabe que é um dos quatro elementos conhecidos como “gases nobres”, os outros três são Hidrogênio, Neônio e Argon. Estes gases não reagem com nada, mas possuem algumas propriedades interessantes! O hélio, por exemplo, é leve o suficiente para permitir que balões flutuem no ar!
2. Existem outros elementos químicos bem interessantes na química inorgânica. Por exemplo, o flúor. Você sabe que é usado para fortalecer seus dentes? Pois bem, ele também pode ser usado para produzir materiais ultra-resistentes à corrosão e calor. É por isso que é usado em eletrodomésticos como fogões e fornos!
3. Normalmente, a maioria das substâncias químicas tem consistência sólida, líquida ou gasosa – mas existem alguns elementos e compostos químicos conhecidos como “supercríticos”. Essas substâncias existem na forma de um gás denso e possuem propriedades únicas que permitem que sejam usados para produzir compostos mais complexos!
Elemento | Símbolo | Estado Físico | Grupo |
---|---|---|---|
Hidrogênio | H | Gasoso | 1A |
Sódio | Na | Sólido | 1A |
Cloro | Cl | Gasoso | 7A |
Cálcio | Ca | Sólido | 2A |
Flúor | F | Gasoso | 7A |
Nóticias com o tema:
Conteúdos de Química que mais caem no Enem: quais são eles? - UOL
Outubro 27, 2022 - UOLConteúdos de Química que mais caem no Enem: quais são eles? UOL...
Os melhores livros para aprender química em 2020 (saindo da média)
Eu defendo que para se aprender química de maneira aprofundada, e não ficar na "mediocridade" é necessário estudar. Apesar ...